A Supercopa da UEFA está chegando para movimentar o início da temporada europeia. O Sevilla FC terá a duríssima missão de parar o Manchester City de Pep Guardiola, que busca o título inédito após vencer pela primeira vez a UEFA Champions League na temporada passada.
O duelo vai ao ar na próxima quarta-feira, 16, a partir das 16h, no Estádio Georgios Karaiskakis, em Atenas, na Grécia, com transmissão ao vivo do SBT na TV aberta. Saiba aqui tudo sobre a competição e o confronto que colocará frente a frente os dois grandes campeões do continente europeu de 2022-23.
A Supercopa da UEFA é sem dúvidas uma competição muito disputada e de altíssimo nível técnico, pois coloca à prova os dois principais campeões do Velho Continente. É a competição europeia equivalente à Recopa Sul-Americana aqui no nosso continente.
No entanto, este torneio, que teve sua edição inaugural em 1973, conta com uma curiosidade interessante envolvendo o ano anterior, 1972, quando ocorreu um jogo comemorativo que muitos consideram a primeira edição não oficial do torneio.
Nesta partida, que ficou conhecida como Centenário do Rangers FC, o Ajax, campeão da Liga dos Campeões, enfrentou o Rangers FC, vencedor da Taça dos Vencedores das Copas da Europa da temporada 1971-72, em celebração do Centenário da equipe escocesa.
Embora este confronto tenha colocado frente a frente os dois vencedores europeus da mesma temporada, o Rangers estava cumprindo uma suspensão de um ano imposta pela UEFA pelo mau comportamento de seus torcedores, o que fez com que a entidade máxima do futebol europeu não oficializasse tal edição.
A Supercopa da UEFA é a disputa entre os vencedores da Liga dos Campeões da UEFA (Champions League) e da Liga Europa da UEFA (Europa League) da temporada anterior.
A competição, então, reúne esses campeões em um único jogo, abrilhantando cada início de temporada do futebol europeu. É um confronto entre gigantes, uma oportunidade para os campeões demonstrarem ainda mais a sua supremacia no cenário europeu.
Para os campeões da Liga Europa particularmente, é também a chance de mostrar a grande competitividade da segunda principal competição europeia de clubes. Afinal, não há nada mais desafiador do que enfrentar o todo-poderoso campeão da Champions, maior competição de clubes não só da Europa como do mundo.
O formato da Supercopa da UEFA é uma partida única, o que a diferencia das fases de grupos e mata-mata das competições as quais os times disputam durante a temporada, como a própria Champions e a Europa League. Então o formato do jogo é simples, o vencedor é coroado campeão da Supercopa europeia. Se não houver um vencedor durante os 90 minutos, a disputa continua na prorrogação, e caso o empate persista, pênaltis.
Dos 24 campeões das 49 edições de Supercopa da UEFA disputadas até o momento, 3 equipes lideram a lista de maiores vencedores: Real Madrid, Barcelona e Milan, todos com 5 títulos. Logo depois vem o Liverpool com 4, e o Atlético de Madrid com 3. Confira a lista com todos os vencedores:
A equipe de Madrid é, na verdade, o atual campeão da competição após vencer o Eintracht Frankfurt em agosto de 2022, ocupando o posto de maior vencedor de mais uma competição europeia. Com 14 taças da Liga dos Campeões da UEFA, os madridistas também são os recordistas de títulos da competição de elite do futebol europeu.
Depois de faturar a sua primeira Champions League, o City busca mais um título inédito em sua primeira participação no torneio que abre a temporada europeia de 2023-24. Já o Sevilla, após se isolar ainda mais como o maior vencedor da Europa League na temporada passada, vai em busca de seu segundo título da Supercopa da UEFA. Em seis participações, o time espanhol foi campeão apenas em 2006, quando bateu o Barcelona de Ronaldinho por 3 a 0.
Esta foi, inclusive, uma das poucas ocasiões em que tivemos o campeão da Liga Europa se dando melhor sobre o campeão da Champions. Apesar de não ocorrer com frequência, bastante equipes já fizeram este feito. O último clube a fazê-lo foi o Atlético de Madrid, em 2018, quando faturou sua terceira taça da Supercopa europeia em cima de seu grande rival, o Real Madrid. Antes disso, o Atleti já havia realizado esta façanha em 2010 e 2012. Antes disso, há outros clubes que também já aprontaram para cima dos campeões da Champions League:
De um modo geral, os campeões da Champions League costumam levar a melhor sobre os vencedores da Europa League. Geralmente por conta do desequilíbrio técnico entre as equipes e seus elencos. Como é o caso da disputa deste ano entre Citizens e Sevillistas. Mas há vezes que os papéis se invertem e a Supercopa Europeia pode ser decidida no detalhe, tornando o duelo ainda mais eletrizante e interessante para quem gosta de palpitar em zebras no futebol.
Apesar de sempre haver chances da zebra atacar no futebol, o favoritismo do Manchester City de Guardiola é inegável. Com craques como Erling Halaand, Kevin De Bruyne e Jack Grealish, os Citizens chegam na Grécia como os principais postulantes ao título deste ano.
Depois de ser derrotado nos pênaltis para o Arsenal na Supercopa da Inglaterra e ver as chances de conquistar o tão cobiçado sexteto (vencer as 6 principais competições da temporada) irem por água abaixo, o City vê na Supercopa da UEFA a chance de se redimir.
Afinal, começar a temporada levantando um troféu é ótimo para manter o grupo confiante e é um forte indicativo de que está pronto para enfrentar as duras competições nacionais e continentais que só terminam em 2024.
O Sevilla, no entanto, enxerga esta partida disputada em jogo único como um grande teste para o seu elenco comandado por José Luis Etxebarria. O talentoso meia Óliver Torres é o grande criador da equipe espanhola e é quem pode trazer perigo à defesa inglesa com seu poderio criativo.
Na campanha vitoriosa da última temporada, o Sevilla mostrou personalidade derrotando equipes tradicionais do futebol europeu como Manchester United, Juventus e a finalista Roma.
O último confronto entre Manchester City e Sevilla é bastante recente, em jogo válido pela última rodada da fase de grupos da Champions League 2022-23, vencida pelos ingleses. Na ocasião, os Citizens venceram por 3 a 1, acumulando duas vitórias contra os espanhóis no Grupo G, quando somado o 4 a 0 aplicado na primeira rodada pelos Blues em um Sevilla treinado por Julen Lopetegui na época.
O duelo contará com a transmissão exclusiva do SBT para o Brasil todo na TV aberta, sem contar o site da emissora e o YouTube do SBT Sports, a partir das 15h45 (horário de Brasília)
Dadas as ótimas odds para este super evento do futebol europeu, a dica da semana vai para a NetBet, um site de apostas de grande renome mundial e que cresce a cada dia no mercado brasileiro.
É também uma das mais antigas parceiras da Carteira Virtual VCredito, que simplifica e torna ainda mais seguro o processo de depositar e sacar valores na plataforma. Sem contar as vantagens que você tem ao utilizar a VCreditos para pagamentos em sites parceiros, como programa de pontos, bônus de depósito exclusivos, e diversos outros prêmios.
Na NetBet, as odds para o favorito da partida, Manchester City, vencer no tempo regulamentar são modestas, 1.36. Enquanto a cotação para o Sevilla levar a melhor são altíssimas: 7.80.
Já o empate tem odds de 4.60, mas o palpite que damos destaque é o do mercado “Mais de 2.5 gols” que está com a interessante cotação de 1.68, pois as chances de vermos o talentoso e letal Manchester City balançando as redes mais de 2 vezes são de fato altas.
DEIXE SEU COMENTÁRIO